O que é e para que serve?

Acupuntura:


A acupuntura é uma forma de tratamento, descrita e utilizada há mais de 5.000 anos.A acupuntura surgiu inicialmente na Antiga China. O povo antigo usava pedras afiadas e espinhas de peixe como instrumento de acupuntura. No século VI d.C. ela foi levada para a Coréia e depois de dois séculos para o Japão. Mais tarde chegou na França, Alemanha e Brasil. é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e um método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde. 
A acupuntura (acus=agulha; punctura= punção) consiste na inserção de agulhas muito finas, na profundidade de alguns milímetros, em pontos da pele especificamente determinados. As agulhas são deixadas no local por alguns minutos e depois removidas. Para o observador leigo pode parecer um fato sem importância, mas dependendo do caso o resultado pode parecer mágico. Porém desde que os princípios desta arte sejam entendidos os resultados podem ser considerados fatos científicos.

-Como pode ser que uma agulha inserida em alguma parte especifica do pé possa curar certo tipo de dor de cabeça ou uma dor nas costas? Ou então como pode tratar de um transtorno psíquico, ou de algum outro tipo de desordem física ou funcional ?


R: Diretamente sob a pele existe uma rede de nervos, disposta em toda a sua extensão(parte do sistema nervoso autônomo), que recebe e transmite todos os impulsos oriundos de partes mais profundas do corpo. Quando uma percepção é recebida de um órgão doente, soa um alarma nos terminais nervosos sob a pele. Este fato pode ser sentido como distúrbio, que pode se tornar doloroso quando o local da pele é pressionado. Estas mudanças geram uma pequena diferença de potencial elétrico, que podem ser inclusives registradas por meio de aparelhos específicos. Os mais importantes filetes dessa rede nervosa correm ao longo do que chamamos "meridianos de energia", e é sobre eles que a maioria dos pontos de acupuntura se situam.

Uma agulha fina é colocada de uma maneira confortável e segura no ponto sensível. As fibras dos nervos do sistema nervoso autônomo são estimuladas: o impulso vai para os centros nervosos distribuídos ao longo da coluna e do cérebro e de lá retorna para o órgão doente, restabelecendo, assim, seu equilíbrio normal.

Se pressionarmos fortemente um ponto doloroso em nosso corpo, poderemos verificar em alguns casos o alívio momentâneo da dor. O objetivo da acupuntura é transformar este alívio momentâneo em permanente. Favorencendo também através destes estímulos que o organismo crie condições internas para retorno de seu equilíbrio ou alívio de suas desordens.

Os chineses conceberam o universo inteiro com sendo ativado por dois princípios básicos, o YIN e o YANG. Que representam qualidades opostas mas também complementares. E consideram que tudo o que vemos, só existe em virtude da constante influência mutua destas duas forças. O YIN e o YANG por sua vez estão contidos no TAO, o princípio básico de todo o universo, sendo considerado o começo e o fim, o princípio sem princípio, o que não pode ser expressado e O que tudo abarca. E por razões de linguagem é denominado de TAO.

Segundo a filosofia taoísta, que é essencialmente monística. O ser humano deve ser considerado como um "todo", que não pode ser dividido em duas partes ou concebido como uma dualidade, como corpo e mente separados.

Na prática isto favorece que as manifestações físicas e psíquicas sejam tratadas com uma igual importância e como uma só entidade. E que, além da preocupação com o tratamento de doenças instaladas a acupuntura permite uma atuação na prevenção, corrigindo previamente os desequilíbrios e os excessos.Isto significa que a acupuntura deveria favorecer a busca do que permanece além da desarmonia. Ou seja, a compreensão e a busca do auto conhecimento do Si ("Self").

O corpo humano possui 360 pontos distribuídos em linhas chamadas pela medicina chinesa de meridianos. A acupuntura estimula esses pontos para aliviar dores e sintomas de certos males.